sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O mestre do bansuri


G. S. Sachdev é um dos mais respeitados artistas da música clássica da Índia. Com o bansuri, flauta de bambu, divulga uma tradição musical de mais de dois mil anos. Residindo nos EUA desde os anos 70, junto a parceiros como Ravi Shankar e Zakir Hussain, Sachdev recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, sendo admirado por personalidades como George Harrisson e exaltado pela Billboard e New York Times, entre outros. Sua discografia conta com quase 20 títulos.

Nascido no Punjab há 74 anos, em uma família sem tradição musical alguma, Sachdev iniciou seus estudos no bansuri aos quatorze anos, motivado pelos pastores da região que tocavam flauta. A partir daí, desenvolveu uma carreira de mais de cinqüenta anos no instrumento, sendo considerado o expoente de sua tradição. Explorando uma infinidade de sons e efeitos nunca antes obtidos no bansuri, Sachdev criou uma forma singular de expressão musical, onde as inúmeras nuances de tom se fundem à extrema precisão pela qual é conhecido.

Um dos instrumentos mais antigos da Índia, o bansuri é uma flauta-baixo feita de bambu, com sete orifícios e sem chaves. Afinado cerca de uma oitava abaixo da flauta clássica européia, é mais ressonante e flexível em qualidade tonal, produzindo timbres que se assemelham à voz humana. Sachdev é acompanhado pelos músicos brasileiros Julio Falavigna na tabla (percussão), e Thais Cocca na tampura (cordas).

Há quatro anos realizando turnês pela América Latina, a fim de apresentar a música clássica indiana para um novo público, este ano Sachdev passa por Buenos Aires, Córdoba, Rio de Janeiro e São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário